
EVENTOS


Caricatura temática feita na Convenção da AGAS:
Essa foi feita em apenas 1 minuto- Porto Alegre, 2012.
EVENTOS EMPRESARIAIS
Contratar um caricaturista para seu evento pode ser um SUCESSO ou um enorme DESASTRE, tudo depende do profissionalismo de quem você for contratar.
CARICATURISTA NÃO É TUDO IGUAL
Eventos empresariais são sempre um permanente desafio, cada evento tem suas características próprias e o caricaturista deve se adaptar a cada caso. Em alguns eventos o contratante não quer tumultuar o estande, preferindo que faça um número menor de caricaturas, dando preferência a seus clientes e parceiros, neste caso o caricaturista deve ser discreto, fazendo desenhos com calma e demorados, ricos em detalhes. Outros contratantes, pelo contrário, querem transformar o estande no centro do evento, o caricaturista deve extrapolar, desenhar e brincar com o público, atraindo uma multidão para o estande, neste caso é preferível trabalhar com caricaturas temáticas, como mostra o exemplo ao lado, onde podemo ver que na folha estão impressos o logo do contratante e as firmas parceiras.

EVENTOS PARTICULARES
Casamentos, aniversários, formaturas, churrascos, despedidas de solteiro... são todos eventos de curta duração - algumas horas ou no máximo uma noite- São muito intensos, não se pode fazer pausas para descansar, porque o público é numeroso e o tempo é curto. Por isso é fundamental ser muito rápido, se o artista demorar mais de 2 minutos para cada pessoa, será um desastre porque o caricaturista acabará atrapalhando o bom funcionamento da festa. Eu faço cada caricatura em apenas um minuto, evitando a formação daquelas filas chatas que fazem os convidados desperdiçar tempo. Geralmente prefiro trabalhar desde o início da festa, durante a janta sem fazer pausas, até o momento em que desligam as luzes para iniciar a festa dançante. Se o contratante quiser que fique até o fim, deverá providenciar um espaço com boa iluminação, é lógico...é bom tomar cuidado na hora de caricaturar bêbados, para evitar incidentes. Eu procuro fazer caricaturas bonitinhas deles.
Trabalhando em um aniversário de 15 anos.:
Geralmente procuro fazer caricaturas leves para adolescentes.

SEM HUMOR NÃO É CARICATURISTA
Um verdadeiro profissional para eventos deve saber tomar conta do público. Para um bom caricaturista, não é só fazer caricaturas de forma muito rápida, também deve ter ótima linguagem corporal e trabalhar com muito BOM HUMOR. Se as pessoas não rirem, alguma coisa não está funcionando bem. Como eu sempre digo: Caricatura sem humor é como vaca sem tetas. Perde a graça, o público fica olhando sério, a pessoa que está sendo desenhada fica séria, e o próprio caricaturista fica sério... coisa triste. A CARICATURA É O ROCK 'N ROLL DAS ARTES PLÁSTICAS, deve ser alegre, brincalhona, descontraida, o bom profissional caricaturista deve saber até onde ir com o desenho, sem ofender nem abusar do público, mas evitando a tendencia a poupar as "vítimas" caricaturadas, se fizer isso perde a graça. Todo mundo deve rir, esse deve ser o principal objetivo do artista, o único que não pode rir é o próprio caricaturista.

Caricaturas direto na tela do monitor
Esse evento para a loja HP Store do shopping Iguatemi foi diferente. Eu devia fazer as caricaturas diretamente na tela do monitor, e devia ser rápido, porque os vendedores não podiam ser atrapalhados por uma longa fila dentro da loja. Descubri que o cabo de um pincel velho podia substituir o dedo humano, e que proporcionava um traço fino e bonito. Fazia cada caricatura em meio minuto! Não teve fila nos sete dias que durou o evento e todos ficaram satisfeitos. Para mim, valeu pela experiência além, é claro, dos novos amigos que fiz na loja.
Eu já tinha trabalhado em eventos usando computadores, mas nunca direto na tela. Fica a ideia para quem procura novas alternativas para seu evento.
